spot_img
HomeTurismo & GastronomiaDeserto do Atacama – hospedagens, agências e as maravilhas desse lugar de...

Deserto do Atacama – hospedagens, agências e as maravilhas desse lugar de extremos

Por Yula Jorge

Voltei do Atacama vestida de estrelas, com a alma recarregada por galáxias, olhos inebriados por vulcões e a mente impressionada com a magnitude do campo geotérmico Geyser El Tatio. Ali, em nosso Destino Exótico de Lua de Mel, tivemos a sorte de ver a neve caindo enquanto da terra borbulhava água a quase 90 graus.

Foto Divulgação FlaviaBia Expediciones

Um espetáculo de vapores que, às vezes, me fazia pensar que estava em meio às Brumas de Avalon, tamanho encantamento e também por invocar meu lado mais mágico. O Deserto do Atacama tem esse poder sobre algumas pessoas.

Sempre digo que na ampulheta da vida o mais importante não é o quanto do nosso tempo já tenha passado pelo funil da existência, mas ´como` você atravessa por esse estreito canal chamado vivência. Ali, no deserto mais árido do mundo, tudo parece fugaz, despertando a urgência de valorizarmos ainda mais o momento presente.

Foi uma escolha certeira eleger o Atacama para nossa lua de mel, e pode apostar que também é um roteiro incrível para quem viaja sozinho ou com amigos. Conhecemos pessoas em viagem solo de vários países, mas cerca de 75% dos turistas eram brasileiros, o que nos surpreendeu.

Com cenários plurais, além de paisagens que lembram Marte, esse deserto de extremos, que agrega dunas e planícies, neve e calor, água e aridez, impressiona.

O céu mais limpo do planeta também nos proporciona um show emocionante. Ao mesmo tempo que lembra nossa pequenez no universo, ascende nosso espírito para a imensidão de Deus. É como estar sob uma caixa de joias com bilhões de brilhantes e a sensação de que se erguermos a mão podemos pegar estrelas. Tesouros celestiais que constatam nossa riqueza, só por estarmos vivos neste universo.

Foto Agência Mundo Afora

Vimos milhares de estrelas celestes, mas também estrelas terrestres, que deram um brilho diferenciado em nossa viagem. Como o célebre diálogo atribuído a Hemingway: “– Quem estará nas trincheiras ao teu lado? – E isso importa? – Mais do que a própria guerra.”, a recepção dos locais em que nos hospedamos, as agências que contatamos e os guias que nos ajudaram a descortinar esse lugar impactante fizeram toda diferença. As pessoas do deserto são uma extensão de suas paisagens e observá-las, ouvi-las, te aprofundam nesse universo, onde a natureza é transformada em lendas e divindades, onde cactos centenários e gigantes são guardiões e vulcões se apaixonam.

*****

Passagens e bagagens

Com 2.500m de altitude, no Atacama é um frio de lascar na madrugada, com temperaturas que chegam a ser negativas, mas a tarde pode fazer mais de 30ºC.

Protetor solar e labial e óculos de sol são imprescindíveis, além de roupas de banho e também térmicas, que disputam lugar na mala. Uma boa bota impermeável, luvas, gorros e jaqueta e calça corta-vento não podem faltar, independentemente de ser inverno ou não.

Fomos por Santiago do Chile e de lá voamos para Calama. Do aeroporto, um transfer para São Pedro do Atacama, cerca de 1h30 de van.

Foto Maria Jose Troncoso

São Pedro lembra muito a Chapada dos Veadeiros (GO) quando não tinha asfalto. Tem apenas uma rua principal, a Caracoles, e seu centrinho é cheio de lojas, cafés, pousadas, restaurantes, casas de câmbio e agências de passeios. Se você não tem uma agência definida, fica louco com a quantidade de opções. São elas que organizam os passeios, particulares ou em grupos, e falo com propriedade: acertar na escolha pode fazer um upgrade na sua viagem. A maioria das agências terceirizam os passeios, se preocupam mais em lotar as vans e partir. Ouvi até o relato de uma moça que foi esquecida nos Gêiseres, naquele frio de meudeus!

Tivemos a felicidade de sermos atendidos pela FlaviaBia Expediciones e a Araya Atacama, que estão no topo entre as melhores agências da região. Os guias falam vários idiomas, são experts em assuntos como história, fauna, flora, arqueologia e dão toda a assistência. Eles também fogem das grandes massas, além de prepararem deliciosos cafés, almoços e até Happy Hours entre um passeio e outro, em meio ao deslumbre desse deserto de encantos.

*****

Do hostel ao 5 estrelas – onde se hospedar

Nos arredores de São Pedro você encontra hostel de até R$ 100/casal e há lugares como o Awasi, all inclusive de luxo, com diárias em torno de R$ 14 mil “por pessoa”.

A dica de ouro é: hospede-se perto da Rua Caracoles que você pode fazer tudo a pé e curtir a delícia do centrinho, às vezes vendo o pastoreio de ovelhas pelas ruas, às vezes ouvindo música andina ao vivo, às vezes admirando uma lhama.

Eu e o Beto, meu marido, nos hospedamos em três hotéis diferentes para fazer essa matéria e qualquer um que vou citar agora, é parte do que tem de melhor nesse lugar estonteante.

Terrantai Lodge  @terrantailodge 

Charmosíssimo! O lugar é lindo, bem ao lado da Caracoles, e conta com uma programação diária que inclui degustação de vinhos em volta da fogueira toda noite. Um momento especial em que você conhece pessoas de várias partes do planeta, gasta seu inglês, troca contatos e experiências.

O hotel não possui serviço de almoço e jantar, o que não fez falta, já que depois do incrível café da manhã, o dia por lá se divide entre snacks, chá da tarde e a hora de brindar. Esses momentos diários são inspirados no AYNI, um antigo princípio andino que ensina a dar com generosidade e receber com gratidão.

Refúgio Casa de Don Tomás  @hotel.dontomas 

Maravilhoso também, com instalações novas e modernas, o local é todo emoldurado por um paisagismo típico sensacional. Os quartos são bem grandes, com uma deliciosa varanda onde nos esquentávamos no sol da manhã, o banheiro tem jardim de inverno e a cama… nossassinhora, deve ser uma “super king extra plus” de tão enorme. Ah, um detalhe que estranhei e depois adorei; nenhum desses hotéis têm televisão, o que te conecta ainda mais com tudo.

O Refúgio serve um café da manhã chiquíssimo e ainda tem drink cortesia todas as noites. A alta gastronomia pode ser apreciada ali no restaurante do hotel, o que é um conforto pra quem chega cansado dos passeios.

Hotel Don Raúl   @hoteldonraulchile

Super colorido e alegre! No pátio interno tem uma pracinha ao redor de uma árvore centenária, onde os hóspedes trocam ideias, tomam sol e onde tem sempre alguém ao piano. O café da manhã deles é super famoso por lá, de tantas opções diversificadas. Além disso eles têm uma parte subterrânea que é um deleite, uma cave onde servem um cafezinho especial antes do sol raiar para quem sai muito cedo.

Destaque para o Restaurante Água Loca, acoplado ao hotel, que é um dos melhores e mais bonitos do povoado, e para o Ceviche da casa, que é diferenciado.

*****

Vivendo o extraordinário – passeios e paisagens

Foto OPCIONAL – Foto Divulgação FlaviaBia Expediciones

Aqui, alguns passeios que fazem jus à fama de que no Atacama parece que você está em outro planeta, o que fez com que deixássemos de passar nossa lua de mel na Europa para vivermos essa aventura incrível.

Valle de La Luna

O passeio mais clássico do Atacama. Com formações rochosas esculpidas ao longo de milhões de anos, lembram a superfície lunar. O pôr de sol de lá é surreal, com sua luz refletindo nas rochas.

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Se você tiver apenas um dia para conhecer o Atacama, essa seria a melhor escolha. É onde terra dá o seu show, com lagoas rodeadas por vulcões.

Lagunas Escondidas de Baltinache  

As águas mais azuis do Atacama, onde se tem a experiência de flutuação por haver uma concentração de sal maior que o Mar Morto, o que impede qualquer corpo de afundar.

Termas de Puritama

Um verdadeiro oásis no meio do deserto! Com piscinas de águas termais para relaxar.

O poder dos gêiseres

Prepare-se para sair às 4h da madrugada, mas te garanto que vale a pena. Pachamama dá seu espetáculo com vapores e ebulições de água brotando da terra a 85°C. O passeio também passa por lagoas como a Chaxa, famosa por atrair flamingos esbeltos.

O voo de balão

Ah, ver o sol nascer sobrevoando o Atacama, entre vulcões, montanhas e o silêncio do deserto é indescritível! A única agência autorizada a fazer esses voos por lá é a Araya Atacama.

Tour Astronômico

Um tour que fizemos com a agência  Mundo Afora. Uma aula sobre galáxias, planetas e histórias fascinantes. Dica: faça quantos tours astronômicos conseguir! É a cereja do bolo. O céu ali é patrimônio da humanidade, sabia? Isso acontece porque não há interferência de luz ou poluição, com grandes altitudes e baixíssima umidade, fazendo com que quase não haja nuvens no céu. E é por isso que recebe tantos amantes de astronomia.

*****

E tem muito mais! Não é à toa que o Atacama virou tendência de viagem para os próximos anos.

Me aproprio de Carl Sagan para me despedir do deserto e também exaltar meu parceiro de vida e viagem: “Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você”. Dividir a magia do deserto então… foi lindo demais. Até a volta, Atacama!

Leia matéria completa no link https://portalmakingof.com.br/especial-deserto-do-atacama-a-ampulheta-da-vida/

CONFIRA TAMBÉM:
- Publicidade -spot_img

MAIS POPULARES HOJE